Casa Batló – uma viagem alucinógena de Gaudi?





Nem as quase duas horas de espera para entrar naquele edifício, conhecido mundialmente como “Casa Batlló”, me deixou chateada. Pelo contrário, estava ansiosa, emocionada e muito curiosa para conhecer um dos grandes ícones da arquitetura e especialmente o mosaico
(na época super hiper moderno) praticado por um dos grandes gênios da humanidade, o arquiteto catalão Antoni Gaudi.

A historinha é mais ou menos assim: entre os anos de 1904 e 1906, a pedido de um grande industrial da época (José Batlló Casanovas), Gaudi reformou todo o edifício que havia sido construído em 1875 em uma das principais avenidas de Barcelona. 

A sua nova fachada, com vários elementos que lembram ossos, fez com o edifício ficasse conhecido, na época, como a "Casa dos Ossos". Não há linhas retas em sua construção. As curvas dominam todo o edifício, da fachada a cada um dos aposentos. É uma grande viagem!

Segundo o Guia Quatro Rodas, "a Casa Battló é uma viagem alucinógena materializada em azulejos policromáticos e ferros retorcidos. Sua aparência camaleônica dá margem a "n" interpretações. Mas talvez a mais difundida seja a de que as "escamas" representam o dragão e sua chaminé, São Jorge".



Abaixo, fotos da parte interna do edifício, suas curvas, suas lindas madeiras e seus vitrais estupendos: 








Agora, algumas fotos externas, onde estão os famosos mosaicos nas chaminés...















Ah, se tiverem um tempinho extra, assistam esse vídeo. Achei-o genial. Mostra muito bem o que é a Casa Batlló:
http://vimeo.com/83753068

Nenhum comentário:

Postar um comentário